CURIOSIDADES




TECIDO CARTILAGINOSO



Nariz e as orelhas nunca param de cresces.
O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.










O esqueleto do tubarão é inteiramente composto por cartilagem hialina e ao contrário do esqueleto humano, ele não se ossifica. E recentemente, a cartilagem do tubarão tem sido comercializada como um produto que combate o câncer .












TECIDO ÓSSEO


No corpo humano, o esqueleto feminino é diferente do esqueleto masculino. Nos homens, os ombros são mais largos e o tórax é maior, a pelve é mais estreita e o comprimento das pernas representa 56% da altura, ao passo que nas mulheres representa 50%. Além disso, enquanto o esqueleto adulto é formado geralmente por 206 ossos, um recém-nascido pode possuir 300, que serão fundidos até os 22 anos.
Contudo, o osso é uma estrutura dinâmica, um tecido vivo: é continuamente renovado ao longo da vida por um processo chamado reabsorção e remodelação óssea, em que células (osteócitos, osteoblastos e osteoclastos), fibras colágenas e outras substâncias são destruídas e substituídas lentamente. Quando há alteração nesse mecanismo, algumas doenças como a osteoporose podem surgir.
Um esqueleto humano saudável representa 14% do peso corporal, sendo que mais da metade dos ossos está presente nas mãos e nos pés. O único osso que não se liga a nenhum outro é o hióide, situado abaixo do maxilar, sendo suportado apenas pelos músculos do pescoço e que suporta, por sua vez, a língua.
Para que o esqueleto funcione corretamente, o indivíduo deve consumir quantidades de cálcio e fósforo adequadas. A vitamina D, produzida na pele pela exposição aos raios ultravioletas, promove a absorção de cálcio e regula o metabolismo ósseo. Por esse motivo, foi utilizada por muito tempo como suplemento alimentar na prevenção do raquitismo. O hormônio de crescimento somatotrofina, a calcitonina, o paratormônio e hormônios sexuais também estão envolvidos no processo ao promover o crescimento de novo tecido ósseo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário